Imprimir

Notícias / Política MT

Roseli Barbosa pede auxílio do MDS para cadastramento do Panela Cheia

De Brasília - Vinícius Tavares

A Secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, formalizou um pedido de auxílio à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, para a implantação do Panela Cheia, que será o programa estadual de transferência de renda do governo do Estado.

A solicitação foi entregue ao secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, durante reunião do Fórum dos Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas) nesta quinta-feira (17) com todos os secretários do MDS.

De acordo com a secretária, a criação do programa Panela Cheia já foi aprovada na Assembléia Legislativa e virou a Lei estadual 9.296 de 2009. Ela explica que a iniciativa será um programa de transferência de renda complementar que atenderá famílias que ainda não estão sendo atendidas em Mato Grosso pelo Bolsa Família, o maior programa social de transferência direta de dinheiro do país.

“O programa já está aprovado, virou Lei, mas para iniciar o repasse dos recursos necessitamos das informações que o Ministério dispõe sobre o cadastro único dos programas sociais”, afirmou.

O Panela Cheia prevê o repasse de R$ 68 mensais para as famílias, que ficam obrigadas a atender as condicionantes, como manter as crianças na escola e promover a busca por serviços de saúde.

Conforme dados do MDS, existem 68.631 famílias mato-grossenses a serem incluídas no cadastro único de programas sociais do governo federal. Atualmente, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006, a estimativa das famílias pobres no Estado é de 337.904. Estão cadastradas 269.273 famílias.
Imprimir