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Mudanças nos carros da Fórmula 1 exigem mais atenção dos pilotos

JN/G1

A maior novidade é a asa traseira móvel, acionada por um botão no volante.
imprimir As novidades da Fórmula 1 para a temporada deste ano vão exigir que os pilotos tenham uma atenção ainda maior quando estiverem dentro do carro. O volante, que já tinha um monte de comandos, agora ganhou mais botões.

Mais ultrapassagens, mais emoção. É o que a nova F1 busca. Por isso, este ano, os carros estão diferentes.

A maior novidade é a asa traseira móvel, acionada por um botão no volante. O piloto diminui a inclinação da asa para ser mais veloz na reta. O dispositivo só pode ser usado quando um carro estiver menos de um segundo atrás de um adversário.

“O aumento de velocidade vai ser em torno dos 10km/h, 12km/h, então, quando você tem esse tipo de velocidade, você chega muito rápido”, explica Rubinho, piloto da Williams.

O Kers, sistema que transforma o calor dos freios em potência extra para o motor, volta à F1. Com isso, o volante, que já tinha onze ou doze botões, ganhou mais dois. E na maioria das vezes, estes e os da troca de marcha serão apertados ao mesmo tempo, explica Sam Michael, diretor técnico da Williams.

Ser rápido dentro do cockpit e na pista. É aí que está o problema. Em uma velocidade destas, dividir a atenção entre todas as funções ativadas no volante e o que acontece fora do carro. Um velho ensinamento tem que ser aperfeiçoado: um olho no peixe e outro no gato.

Para o campeão mundial, Sebastian Vettel, são muitas coisas para apertar e muitas coisas com o que se preocupar.

“Durante uma corrida, onde você está disputando com vários carros. Isso pode ser sem dúvida um problema, onde você está olhando tudo aquilo que você tem pra mexer”, afirma Felipe Massa, piloto da Ferrari.

Há também os pneus do novo fornecedor, que aderem mais ao asfalto. Em compensação, se desgastam com mais rapidez. O diretor de automobilismo da marca disse que isso faz parte do espetáculo e que, agora, os pilotos vão ter que parar no pitstop pelo menos duas vezes por corrida.

Muita atenção nas pistas de 2011, ganha quem se adaptar mais rápido.
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