Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Carros de motor 1.0 perdem espaço entre os consumidores brasileiros

JN/G1

Os carros populares com motor 1.0 -- que há mais de uma década são campeões absolutos de venda -- estão perdendo mercado.Quem explica essa mudança na preferência do consumidor brasileiro é o repórter César Menezes.

O motor nunca teve essa força toda, mas o preço é menor e com o tanque cheio ele vai longe. Essas duas vantagens fizeram o 1.0 cair nas graças dos brasileiros. Há dez anos, de cada dez carros novos vendidos no Brasil, 7 tinham mil cilindradas. Ao longo da década, essa categoria perdeu espaço. Hoje, o '1.0' continua na frente. Mas os motores mais potentes estão se aproximando.


"Era um motorzinho bom, só que na subida o menino sofria. É melhor eu gastar um pouquinho mais e ter um conforto razoável", explica o montador de móveis Lucineudo Silva.

Os carros com motor 1.0 continuam consumindo menos e custando menos nas concessionárias. Mas, quando os clientes entram na concessionária em busca de um carro popular, percebem que as vantagens não são tão grandes quanto antigamente. E procuram outras opções.
O consumo do motor 1.4, por exemplo, é quase igual ao do mil. E esse modelo não custa muito mais caro.

"Hoje o cliente com cerca de R$ 3 mil, consegue migrar do motor 1.0 para o motor 1.4. Só para você ter uma idéia, uma diferença desta em um financiamento de 60 meses, dá em torno de R$ 79", explica um gerente de concessionária.

Depois de 15 anos dirigindo um carro mil, a bancária Maria Aparecida Bueno Reimberg decidiu pagar a diferença por um mais forte. "Não fiquei rica, mas vamos dizer que eu quero investir mais em qualidade."

Os motoristas podem ter mudado de gosto, mas o '1.0' ainda tem público garantido. "Aquele que compra uma frota privilegia um consumo menor e um custo de aquisição menor também. Ele continuará vendendo e vendendo bastante", avisa o presidente da Fenabrave Sérgio Reze.
Imprimir