Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

TRJ/MT: Ferramenta confere segurança ao trâmite processual

Da Assessoria

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso inaugura no plantão judiciário deste final de semana, que começa às 19 horas desta sexta-feira (18 de fevereiro) e termina às 11h59 do primeiro dia útil subseqüente (21 de fevereiro), o Protocolo de Plantão. Trata-se de uma nova ferramenta do Sistema Proteus que garantirá maior segurança, publicidade e transparência aos feitos protocolizados durante os plantões de final de semana e feriados na Segunda Instância do Poder Judiciário Estadual. A nova ferramenta foi idealizada pela Coordenadoria Judiciária e desenvolvida pela Coordenadoria da Tecnologia da Informação (TI).

Ao utilizar o Protocolo de Plantão, o advogado receberá na hora o número do protocolo do processo, cujo andamento poderá ser acompanhado pelo Portal do Tribunal de Justiça (www.tjmt.jus.br), assim como já ocorre com todos os processos que tramitam na Justiça Estadual. De acordo com a coordenadora judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Elaine Zorgetti Pereira, esse acompanhamento até então era feito por telefone. O advogado tinha que ligar para o celular do plantão ou para a secretaria da câmara plantonista para tomar conhecimento do andamento do processo.

A nova ferramenta também proporcionará mais segurança às partes, magistrados e servidores plantonistas, pois o processo já estará devidamente registrado no sistema e autuado assim que o número do protocolo for impresso. Esse procedimento deverá levar de três a cinco minutos, como informou o gerente de projetos de TI, Gustavo Piccin.

Na tarde desta sexta-feira, a coordenadora judiciária e o gerente de projetos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação apresentaram a nova ferramenta aos diretores e diretoras das câmaras cíveis e criminais do Tribunal de Justiça. A diretora e servidores da Sexta Câmara Cível, plantonista deste final de semana, receberam treinamento específico dos técnicos da TI, assim como ocorrerá mensalmente, a cada mudança de câmara plantonista. O magistrado de plantão nesta data será o desembargador José Jurandir de Lima.

Para a chefe de divisão da Sexta Câmara Cível, Juliana Arruda, plantonista deste sábado (19 de fevereiro), a principal vantagem da ferramenta é que o processo interposto durante o plantão manterá o número do protocolo durante todo o trâmite. Até então, era comum os advogados telefonarem na manhã do dia útil subseqüente ao plantão solicitando o número do protocolo na secretaria da câmara, informação que ele obtinha apenas no Protocolo Geral. “A nova ferramenta vai facilitar bastante o trabalho durante o plantão”, opinou a servidora.
Imprimir