Imprimir

Notícias / Turismo

Bolívia: Turismo será o setor mais afetado com rompimento de relações com Israel

Uol

O cônsul de Israel na Bolívia, Roberto Nelkebaum, afirmou nessa quarta-feira que o setor mais afetado pelo rompimento das relações diplomáticas entre La Paz e Tel-Aviv será o turismo.

Nelkebaum, que disse ter ficado surpreso com a atitude do presidente boliviano, Evo Morales, acredita que o número de israelenses que visitam a Bolívia a cada ano, cerca de dez mil, será bastante reduzido.

"Isso afeta uma relação de muitos anos de amizade, de colaboração, de cooperação, de centenas de bolsistas bolivianos que estão em Israel; certamente essa decisão poderá afetar o turismo israelense na Bolívia", declarou o cônsul, em entrevista à rádio Fides.

Por sua vez, o chanceler boliviano, David Choquehuanca, garantiu que a decisão de Morales "não afetará em nada o país", pois não há acordos econômicos nem comerciais entre os dois Estados.

"Essa é uma medida que convoca Israel à retomada do diálogo, porque consideramos que um país não pode romper as normas de convivência pacífica", disparou.

O chanceler negou que a recente visita de uma delegação iraniana a Morales tenha influenciado na ruptura das relações entre Bolívia e Israel.

A medida de Morales chega uma semana após o seu par venezuelano, Hugo Chávez, ter expulsado o embaixador israelense de Caracas, Shlomo Cohen, em represália às ofensivas de Israel contra os palestinos da Faixa de Gaza.

Segundo o presidente boliviano, "os crimes cometidos pelo governo de Israel afetam a estabilidade e a paz mundial, e fazem o mundo reviver a pior etapa dos crimes de lesa-humanidade, cometidos na Segunda Guerra Mundial".

A notificação oficial da ruptura de relações diplomáticas com Tel-Aviv deve sair nos próximos dias.

O governo boliviano solicitará ainda que o presidente israelense, Shimon Peres, perca o Nobel da Paz concedido a ele em 1994. A medida de romper com o Estado de Israel foi seguida pela Venezuela, que foi o primeiro a expulsar um embaixador israelense.
Imprimir