Imprimir

Notícias / Turismo

MTur avalia competitividade turística das cidades candidatas à Copa 2014

Jornal de Turismo

O convênio firmado hoje, 13, entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério do Turismo, para a liberação de R$ 4 milhões para revitalização da Orla do Guaíba, culminou com a apresentação de um estudo de competitividade turística, que será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada pelo Ministério.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria, da FGV, Luiz Gustavo Barbosa, serão realizados pesquisas de campo e estudo aprofundado das 18 cidades candidatas à sede de jogos da Copa de 2014. O objetivo é identificar as necessidades reais em relação ao turismo de cada cidade e, a partir do diagnóstico, planejar e realizar ações que otimizem a atração e recepção de turistas para a Copa.

De acordo com o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto, o evento esportivo servirá para o desenvolvimento e promoção de todo país. "Pelo estudo de competitividade iremos acompanhar a evolução das cidades e realizar um trabalho em conjunto com todas as sedes para divulgar o Brasil no exterior", ressaltou. O ministro elogiou a preparação turística em Porto Alegre e a criação da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, coordenada pelo vice-prefeito e secretário José Fortunati. "A secretaria demonstra a importância que a gestão municipal está dando à Copa do Mundo. A Copa significa acelerar um conjunto de obras públicas de infra-estrutura e a palavra chave é planejamento", destacou. Barreto adiantou, ainda, que em abril, quando terá o diagnóstico com estudo das demandas das cidades, ocorrerá um seminário em Brasília para integração das cidades sedes.

Reunião com pesquisadores

Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o turismo e a população local serão os grandes beneficiados com os legados do evento esportivo mundial. "A Copa ampliará a promoção da cidade antes e depois do evento e deixará melhorias importantes na infra-estrutura da cidade", afirmou. Além de ressaltar a criação da Secretaria Municipal de Turismo, no final do ano passado, Moraes elencou iniciativas em andamento pela pasta que sinalizam a disposição de alavancar Porto Alegre como destino de grandes eventos, entre as quais programas de capacitação, de sinalização turística, maior participação da capital em feiras internacionais e mais verba orçamentária este ano para a promoção da cidade.

Agora à tarde o secretário participa,a sede da SMTUR, de reunião com técnicos da FGV sobre os planos de estruturação da cidade para a Copa 2014 e sobre os serviços turísticos disponíveis. Participam, além de Luiz Gustavo Barbosa, o pesquisador da FGV Luiz Antônio Tavares, Liderau Júnior, do Grupo Especial de Assessoramento do Gabinete da Governadora, Márcia Lang, técnica em planejamento do Departamento de Captação de Recursos e Preparação de Projetos (DECAP) da pasta, Maria Helena Müller e Marcia Munhoz Girardi, respectivamente coodernadoras de Planejamento e de Eventos da SMTUR.



Imprimir