Imprimir

Notícias / Esportes

Campo Verde vai ganhar academia da Terceira Idade

Da Assessoria

A partir da próxima quarta-feira (23), Campo Verde vai ganhar um importante benefício para a qualidade de vida dos moradores. Trata-se da ATI (Academia da Terceira Idade), que já é um sucesso em cidades brasileiras e será uma realidade em Campo Verde. A primeira unidade do município está sendo instalada na Avenida Mato Grosso, e a inauguração oficial será no dia 23 às 16h. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campo Verde através Programa Viva Bem, Viva Melhor da Secretária de Saúde. Os equipamentos de ginástica e alongamento vão atender a população em geral, porém com preferência às pessoas da melhor idade. “A academia contará com 13 equipamentos, sendo três serão exclusivos a cadeirantes. É a primeira no Estado a garantir acessibilidades aos usuários do SUS”, informou o secretário de Saúde, Wisley Clemente.

A inauguração contará com ações de prevenção em saúde com realização de teste glicêmico, verificação da pressão arterial como também orientação de alongamento e do uso dos equipamentos através de profissionais da Secretaria de saúde e Secretaria de Esporte do município.

Os 13 aparelhos que ficarão a disposição da comunidade são feitos de ferro e desenvolvidos especialmente para prática de exercícios que atendem às necessidades dos idosos, trabalhando exercícios de força e flexibilidade. Além disso, as atividades ajudam a desenvolver a capacidade aeróbica do praticante.

Os exercícios nos equipamentos da ATI vão complementar as atividades já realizadas com os participantes da terceira idade na cidade. “Se o idoso fez uma cirurgia e por recomendação médica tem de fazer fisioterapia e exercícios voltados para a terceira idade, os equipamentos da ATI são indicados”, destaca Wisley.

Segundo o secretário, muitos estudos comprovam que com a prática de exercícios através das ATI's nos municípios que possuem os equipamentos, a mais de dois anos, reduziu o acesso da população nos Postos de Saúde como também o uso de medicamentos.

Ele ressalta que os equipamentos não são utilizados para criar massa muscular e sim fortalecer a musculatura. O secretário faz um alerta à população. “Os moradores, comerciantes e estudantes próximos a Avenida Mato Grosso precisam fiscalizar e ajudar a coibir ações de vandalismo no local. Os aparelhos são em prol da qualidade de vida da população”.
Imprimir