Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Atuação do MPE será discutida durante reunião em Sinop

Da assessoria - MP

A atuação dos promotores de Justiça com atribuições nas áreas de influência do aproveitamento hidrelétrico da região norte do Estado serão discutidas na próxima sexta-feira (25.02), no município de Sinop. O procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho e o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, irão se reunir com 12 promotores de Justiça que atuam na região. A reunião de trabalho ocorrerá às 14h, na sede das Promotorias de Justiça.

O promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano explica que o Complexo Teles Pires é composto pelas Usinas Hidrelétricas Teles Pires, Sinop, São Manoel, Colíder e Foz do Apiacás. “Além da forma de atuação das Promotorias de Justiça, vamos discutir a implantação de medidas mitigatórias e compensatórias aos danos ambientais que forem causados”, ressaltou o promotor.

Com a construção das usinas, 10 municípios serão atingidos pelas barragens do complexo de empreendimento hidrelétricos: Colíder, Alta Floresta, Sinop, Apiacás, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Cláudia, Paranaíta, Carlinda e Nova Monte Verde. Segundo o promotor, nenhuma dessas usinas está em funcionamento. A UHE Teles Pires está em licença prévia e a UHE Colíder está em fase de instalação. As demais estão em fase de estudo para obtenção da licença prévia.

Os promotores de Justiça que participarão da reunião são os seguintes: Ana Luíza Barbosa da Cunha (Cláudia e União do Sul), Audrey Ility (Sinop e Santa Carmem), Carlos Roberto Zarour (Sorriso e Ipiranga do Norte), Daniel Balan Zappia (Feliz Natal e Vera), Daniel Carvalho Mariano (Nova Canaã do Norte), Dannilo Pretti Vieira (Marcelândia), Hellen Ulian Kuriki (Nova Canaã, Colíder e Nova Santa Helena), Henrique de Carvalho Pugliesi (Apiacás e Nova Monte Verde), Marcelo Caetano Vachiano (Alta Floresta e Paranaíta) e Washington Eduardo Borrére (Itaúba, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Terra Nova do Norte).
Imprimir