Imprimir

Notícias / Política MT

Silval apresenta Cuiabá e VG como uma para não perder PAC

Da Redação - Pollyana Araújo

Para que Mato Grosso não fique de fora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da mobilidade urbana, o governador Silval Barbosa (PMDB) vai argumentar à presidente da República, Dilma Roussef (PT), que Cuiabá e Várzea Grande são uma única cidade.

Nenhum dos dois municípios atendeu aos critérios exigidos pelo programa do governo federal, pois nenhum possui mais de 700 mil habitantes. A capital mato-grossense tem 550 mil habitantes, conforme apontou o último Censo do IBGE, enquanto Várzea Grande tem em torno de 250 mil.

Na avaliação de Silval, há um erro de interpretação, já que os dois maiores municípios do Estado são divididos somente pela ponte do Rio Cuiabá. “Estamos trabalhando para que Cuiabá e Várzea Grande sejam consideradas uma só”, afirmou, ao lembrar que nos próximos dias deverá se reunir com Dilma, em Brasília.

No PAC Mobilidade Grandes Cidades, lançado recentemente pelo governo Dilma está previsto investimento de R$ 18 bilhões para os próximos quatro anos, atendendo a 24 municípios brasileiros com mais de 700 mil habitantes.

O governo dividiu os 24 municípios em três grupos. O MOB 1 atende às capitais de regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes. Ele corresponde a 31% da população brasileira e abrange o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador e Curitiba.
Imprimir