Imprimir

Notícias / Brasil

Petrobras é autorizada a construir unidade de fertilizantes no MS

EFE

A Petrobras anunciou nesta terça-feira que recebeu a licença ambiental da qual precisava para construir uma unidade de fertilizantes nitrogenados no Mato Grosso do Sul, que será a maior de seu tipo na América Latina e que dobrará a capacidade de produção brasileira de ureia.

Trata-se da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), que terá sede na cidade de Três Lagoas e uma capacidade para produzir 1,2 milhão de toneladas de ureia e 761 mil toneladas de amônia por ano, informou a companhia em comunicado.

A companhia petrolífera anunciou que, após ter recebido na terça-feira a autorização do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), poderá iniciar as obras de preparação do terreno em abril e as de construção da unidade em setembro.

A previsão da Petrobras é que a unidade possa entrar em operação no segundo semestre de 2014.

Com uma produção de ureia duas vezes maior que a atual, a Petrobras "contribuirá para reduzir as importações deste insumo essencial para a produção agrícola", que atualmente equivale a 67% do consumo nacional.

No ano passado, o Brasil produziu 1,3 milhão de toneladas de ureia e teve que importar 2,5 milhões de toneladas para atender à demanda interna.

A Petrobras já possui duas fábricas de fertilizantes nitrogenados no Sergipe e na Bahia, nas quais no ano passado produziu 223 mil toneladas de amônia e 758 mil toneladas de ureia.

A empresa também tem planos para desenvolver outras três unidades de fertilizantes nitrogenados, uma em um complexo no Espírito Santos com capacidade para produzir 665 mil toneladas de ureia e 638 mil toneladas de amônia ao ano.

A segunda unidade em projeto, em Minas Gerais, terá capacidade para produzir 519 mil toneladas de amônia por ano e a terceira, no Sergipe, será destinada à produção de sulfato de amônio.
Imprimir