Imprimir

Notícias / Turismo

Governo do MS prepara Estação de Aquidauana para Trem do Pantanal

Jornal de Turismo

O governo de Mato Grosso do Sul e a prefeitura de Aquidauana deram na manhã da última terça-feira o primeiro passo para transformar a estação ferroviária da cidade em um dos cartões postais do novo Trem do Pantanal, que apresentará o Pantanal a turistas de todo o mundo já a partir de maio deste ano.

O trabalho de transformação da ferroviária começou com a retirada dos antigos vagões abandonados do pátio da esplanada da estação. Esquecidos no local há mais de vinte anos, os vagões abrigavam sujeira e focos de mosquitos. Sua retirada é o símbolo da chegada de um novo tempo para os moradores.

“Andei muito nesses trens. Coisa de uns 30 anos atrás. Mas eles parados aí estragam até as boas lembranças. Os tempos mudaram. É bom ver que a estação mudará para melhor”, afirma Joana Lima, moradora que acompanhou o início do processo de remoção dos vagões.

De acordo com o secretário de Obras e Transporte, Edson Giroto, os processos de reforma de todas as estações envolvidas no trecho inicial do Trem do Pantanal já estão encaminhados, assim como a maior parte dos 25 vagões e máquinas, que já estão na capital em processo de preparação mecânica.

“A determinação do governo é fazer o Trem funcionar inicialmente entre as estações de Campo Grande (Indubrasil), Terenos, Taunay, Piraputanga, Aquidauana e Miranda. Mais adiante ele alcançará o Pantanal de Corumbá”, afirmou.

A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria de prefeituras, do Estado e da União. “Somente com a parceria poderíamos viabilizar a reestruturação da Estação. Agora começaremos o processo de capacitação profissional, de articulação da indústria do turismo e de melhoria da infra-estrutura da orla ferroviária. Essa motivação será vital para o turismo de Aquidauana”, explicou o prefeito Fauzi Suleiman.

“Após um bom tempo de contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática este projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato Grosso do Sul”, finalizou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo.


Imprimir