Imprimir

Notícias / Turismo

Número de visitantes ao Japão caiu pela primeira vez em 5 anos

Uol Viagem

O número de visitantes estrangeiros ao Japão em 2008 caiu pela primeira vez em cinco anos, somando 9,15 milhões de pessoas, 5.800 a menos do que em 2007, quando bateu seu recorde, segundo conforme hoje o Governo japonês.

Um relatório preliminar do Ministério da Justiça, publicado pela agência local de notícias "Kyodo", se registra a queda em 2008 de 0,1% dos visitantes estrangeiros ao Japão, em relação ao ano anterior.

"(O número) se situou em alta na primeira metade do ano, mas se reduziu na segunda metade devido à crise econômica global e ao encarecimento do iene", diz o relatório governamental.

Os sul-coreanos são os que mais deixaram de viajar ao Japão devido principalmente à desvalorização de sua moeda nacional, o won, que chegou ao menor valor histórico durante o segundo semestre.

Em pesquisas anteriores, os sul-coreanos representavam cerca de 30% dos estrangeiros que visitavam o Japão.

Por outro lado, também caiu, pelo segundo ano consecutivo, o número de japoneses que viajam para o estrangeiro, com 15,99 milhões de pessoas em 2008, resultado 7,6% inferior ao de 2007.

Segundo o relatório, estes dados refletem o enfraquecimento da economia e o aumento do custo das passagens de avião devido à alta do preço do combustível.
Imprimir