Imprimir

Notícias / Educação

MPF recomenda campanha contra trotes nas universidades do Acre

G1

O Ministério Público Federal do Acre enviou nesta terça-feira (22) uma recomendação às instituições de ensino superior do estado para que promovam medidas para evitar os trotes violentos nas universidades e no seu entorno. A recomendação instrui as universidades do acre (UFAC, Uninorte e Faal) a promover campanhas de orientação aos veteranos e calouros sobre as consequências do trote estudantil nos aspectos de responsabilidade civil e criminal.

As universidades tem prazo de 20 dias para informar ao MPF as providências efetivamente tomadas para o cumprimento do que foi recomendado. Segundo o MPF, nenhuma denúncia formal sobre trote violento foi feita este ano.

Diz o o documento assinado pelo procurador regional dos direitos do cidadão, Ricardo Gralha Massia: "A Constituição Federal prevê que a educação deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, tendo como objetivos o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, o que afasta a possibilidade de ocorrências como os trotes humilhantes, violentos ou degradantes".
Imprimir