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Ocupação nos hotéis baianos é 12% maior que no verão de 2008

Jornal de Turismo

Praias lotadas, movimento intenso em shoppings, bares e restaurantes de Salvador (BA) e municípios que fazem parte do Litoral Norte e da Costa do Descobrimento. Este é o cenário do verão 2009 nos principais pontos turísticos da Bahia, que devem receber cerca de 1,5 milhão de visitantes até o fim da temporada, no mês de março.

Entre os turistas que mais visitam o estado, a maior parte é de brasileiros, mas há também os portugueses e os norte-americanos. A lista tupiniquim é encabeçada por paulistas, mineiros, cariocas e capixabas, além dos visitantes que vêm das regiões Nordeste e Centro-oeste.

Segundo informações da ABIH/BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), a taxa de ocupação média este ano nos 3,3 mil estabelecimentos de hospedagem espalhados por todo o estado deve ser de 84%, contra 72% medida em 2008. O presidente da entidade, Ernane Petinate, vai mais além. “No Réveillon e no Carnaval, esse número chega a 92%”, destacou.

Petinate acredita que o bom momento está relacionado a fatores como as ações de divulgação promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Bahitursa e Secretaria de Turismo, a alta do dólar – que estimula o turismo interno e torna o Brasil um destino barato para os estrangeiros –, a redução no número de atrasos na saída de vôos nos aeroportos e ao calendário deste ano, que vai proporcionar um período mais longo de verão.

Com relação à crise econômica mundial, o presidente da ABIH declarou que os efeitos das turbulências do mercado financeiro ainda não chegaram ao mercado hoteleiro baiano. Já o presidente da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), Pedro Costa, é mais cauteloso, mas afirmou que o setor no estado deve colher alguns frutos no segundo semestre deste ano, por conta da desvalorização do real frente ao dólar, “o que deve trazer mais visitantes estrangeiros”.

Costa também lembrou que a maioria dos turistas que visitam o estado adquiriu pacotes com agências de viagem. Ele ressaltou ainda o crescimento do segmento de cruzeiros marítimos, que este ano vai enviar 80 navios à Bahia, o que deve corresponder a 200 mil visitantes.

Bahiatursa garante mais uma temporada do Espicha Verão

Sucesso em 2008, com a participação de baianos e turistas na programação, o projeto Espicha Verão, da Bahiatursa, será repetido este ano. A iniciativa pretende atrair visitantes para o estado durante o mês de março, quando as tarifas dos hotéis e companhias aéreas estão mais em conta.

Para a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, a idéia é trazer um outro tipo de público, diferente do que freqüenta o estado durante o Carnaval. “Por isso formatamos uma programação diferente da que é realizada na cidade em dezembro, janeiro e fevereiro”, explicou.

No ano passado, o carro-chefe do Espicha Verão foi o projeto Praia 24 horas, que levou muitas atrações ao Porto da Barra.

Este ano, segundo Emília, a programação – que está em fase final de ajuste – será expandida para o interior, com a realização de festivais de música e dança, e também ao Centro Antigo de Salvador. Entre outros projetos executados pelo governo estadual na área do turismo, a presidente da Bahiatursa destacou o sucesso do enoturismo, no norte da Bahia, do intercâmbio étnico com os norte-americanos e o roteiro do golfe, que já obtiveram resultados significativos, apesar de terem sido lançados há pouco tempo.

Oferta de vagas temporárias cresce 30% no verão

A indústria do turismo é uma das que mais empregam na Bahia. Segundo dados da ABIH, cerca de 70 mil pessoas possuem empregos em hotéis, resorts, pensões e pousadas. Além disso, há as vagas temporárias, cuja oferta cresce 30%, de dezembro a fevereiro.

Quem não consegue um espaço no mercado formal, colhe os frutos das opções alternativas. A baiana de acarajé Natalina Santana, que trabalha há mais de 30 anos na praia do Porto da Barra, não soube dizer quanto, mas garantiu que os lucros aumentam na estação mais quente do ano.
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