Imprimir

Notícias / Educação

Filhos precisam sair do comando da casa e da família, alerta Super Nanny

Da Redação - Pollyana Araújo

Vista hoje por muitos pais desesperados como última esperança para impor limites nos filhos, a educadora Cris Poli, conhecida como Super Nanny, nome do programa que apresenta no SBT, aos sábados, fez grave alerta sobre a perda de autoridade dos pais, permitindo que as crianças assumam o controle da casa e ditem as regras.

Há uma confusão entre limite e demonstração de amor, mas é possível conciliá-los e preparar o filho para a vida, sem esquecer que este é o principal papel dos pais. O problema é que os pais estão perdendo o controle da situação. Isso por uma série de fatores, como falta de autoridade e de respeito com os filhos.

Ela esclarece a diferença entre autoridade e autoritarismo, para os desavisados. Autoridade, assim como respeito, se conquista e não se impõe, enquanto o autoritarismo se faz obedecer pelo medo. “Autoridade corresponde ao poder de comandar os outros e levá-los a agir da forma desejada e constitui a base para a responsabilidade”, conforme diz o dicionário e ilustrou a educadora, em palestra na noite desta quinta-feira (24), em Cuiabá.

Com base em alguns casos do programa Super Nanny destacou que há filhos que só tomam banho e se alimentam quando sentem vontade. “Já cheguei a algumas casas em que a criança estava há três dias sem tomar banho e, quando questionados, os pais alegaram que a criança não queria, ou seja, quem manda é o filho”, contou.

Muitos pais erram ao tentar delegar a autoridade e responsabilidade dos filhos a outras pessoas, como, por exemplo, avós, tias e babás. Segundo ela, apesar de a maioria das mães trabalharem fora, é preciso aproveitar ao extremo o tempo em que se fica com a criança, pois o que importa é a qualidade da educação dada nesse período, por menor que seja.



Antes de querer mudar o comportamento do filho, os pais devem olhar para si, analisar os seus erros e corrigi-los. “Os pais reclamam das atitudes e mau criações, mas não entende que o filho é reflexo da educação recebida e da postura dos próprios pais, vistos como exemplo”, avalia a apresentadora do reality show.

No programa, ela insere regras e uma rotina para as famílias, organizando os horários das refeições, da criança dormir. Ela estimula as crianças a aprender limites e disciplina, mas sempre com amor.

Formada em Letras, Cris Poli trabalha há 40 anos com educação infantil. Iniciou em Buenos Aires, capital da Argentina, onde nasceu, e, em 1976, decidiu se mudar para o Brasil.
Imprimir