Imprimir

Notícias / Política BR

Transplantes no setor público sobem quase 60% no Brasil

De Brasília - VT

Nos últimos seis anos, segundo dados do Ministério da Saúde, houve um aumento de quase 60% no total de transplantes realizados nos hospitais brasileiros. O ministro Alexandre Padilha comentou estes dados no que diz respeito a transplantes em visita ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, o único a fazer transplantes cardíacos na capital do país.

Segundo ele o Brasil é o país que mais realiza transplantes no setor público no mundo. “Não tem nenhum país que faça a quantidade de transplantes, que dá a centenas de pessoas a oportunidade de sair da situação limite entre a vida e a morte totalmente de forma gratuita, totalmente assumido pelo Sistema Único. Nenhum país do mundo faz isso".

Para este ano, o Ministério da Saúde assumiu o desafio de melhorar ainda mais o desempenho do SUS na área de transplantes. O órgão federal pretende reduzir em 35% a fila de espera por um transplante.

O critério de prioridade na lista de espera de transplante ainda tem sido motivo para muita discussão. Até pouco tempo atrás, as famílias que tinham mais condições financeiras passavam à frente dos que não eram tão favorecidos. Entretanto, em 1997, foi votada a Lei nº 9.434, determinando a elaboração de uma lista única de espera de órgãos, em que o critério utilizado seria o da ordem de chegada (§2º do art. 35 da Portaria nº 3.407/1998).
Imprimir