Imprimir

Notícias / Esportes

Rally da Safra 2011 volta ao Mato Grosso para avaliar lavouras de ciclo médio e tardio

Da assessoria

Após encerrar a etapa de avaliação de soja precoce, o Rally da Safra retorna ao Mato Grosso para iniciar o levantamento das lavouras de soja de ciclo normal e tardio. A partir desta segunda-feira, dia 26, a Equipe 5 do Rally da Safra 2011, o principal levantamento privado da safra nacional de soja e milho, passará pelas regiões Oeste, Médio Norte e Centro Sul do Mato Grosso, por municípios como Diamantino, Sapezal, Nova Mutum e Sorriso, até retornar a Cuiabá, no dia 3 de março (veja roteiro completo abaixo).

O Mato Grosso é o maior estado produtor de soja do país, com cerca de 6,4 milhões de hectares plantados ou 26,5% da área total cultivada no Brasil e uma produção de 20,2 milhões de toneladas ou 27,6% do volume global (Perspectivas de safra/Agroconsult).

O Rally da Safra 2011 teve início no último dia 31 de janeiro, em Cuiabá, e terminará no dia 27 de março, em Palmas, no Tocantins. Cerca de 120 profissionais do agronegócio integram as dez equipes da expedição, que percorrerão os principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão, totalizando mais de 55 mil quilômetros. Durante esse percurso, que representa 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil, serão colhidas 1,3 mil amostras da produção desses grãos.

8ª edição

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, Mobil Lubrificantes, DVA, Monsoy e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook.

Novidades 2011

Os técnicos farão nesta edição do Rally o levantamento tradicional das lavouras, coletando dados sobre espaçamento, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Prosseguirão com análise de solo, percentual de cobertura do solo com palhada no plantio direto e tipo de resíduo. Serão realizados ainda testes de transgenia para soja e milho.

Este ano serão avaliadas, pela primeira vez, as perdas nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita. E, por último, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ-Log), o Rally avaliará as condições das estradas brasileiras. Será a mais completa radiografia das condições da safra brasileira.

Resultados

O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.
Imprimir