Imprimir

Notícias / Brasil

Detidos 205 foliões por fazer xixi nas ruas do Rio no fim de semana

G1

Agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a da Guarda Municipal detiveram 205 pessoas flagradas fazendo xixi nas ruas durante os desfiles pré-carnavalescos de blocos no sábado (26) e neste domingo (27), no Rio. Desse total, 43 foram abordados na passagem do bloco Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, na Zona Sul.

Em outro ponto da cidade, os agentes detiveram 13 pessoas no Bloco da Preta, em Ipanema, também na Zona Sul. Segundo a Seop, 266 veículos foram rebocados e outros 753 multados por estacionamento irregular.

No sábado, durante o desfile do Imagino Agora Amassa, no Leblon, foram 33 pessoas levados para a delegacia. No Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, foram 44 flagrados também conduzidos para a 14ª DP. Já na sexta (25), durante o Cordão da Bola Preta, no Centro, foram detidas 72 pessoas que urinavam nas ruas. Eles foram levados para a 5ª DP (Mem de Sá).

Agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados no fim de semana: 300 tirinhas de cachaça, 380 cervejas, 120 refrigerantes e 16 garrafas de água. A Coordenação de Controle Urbano da Seop também auxiliou nas estruturas dos blocos de rua retirando os ambulantes que atuavam ilegalmente na área de concentração.

Irreverência e criatividade
Para se destacar na multidão que seguiu o bloco Suvaco de Cristo, na manhã deste domingo (27), no Jardim Botânico, o público abusou de fantasias criativas e irreverentes. As roupas coloridas e os óculos estilo “New wave” do grupo Restart foram incorporados por um grupo de amigos. Os ex-jogadores Ronaldo e Bruno também foram lembrados pelos foliões, que incorporaram o estilo alegre e debochado do bloco.

O desfile do Suvaco de Cristo começou cedo, por volta das 9h30. O cortejo saiu da Rua Jardim Botânico, na esquina da Rua Faro, e seguiu até ao Baixo Gávea. A Riotur, órgão responsável pelo turismo da Prefeitura do Rio, calcula que cerca de 35 mil pessoas acompanharam o bloco.

Samba do polvo e do Alemão
O Suvaco de Cristo participa da folia carioca desde 1985. No carnaval deste ano, os compositores do bloco criaram um samba com sátiras ao polvo Paul, o vidente da Copa do Mundo de 2010, e a ocupação da polícia no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. O refrão do samba “O polvo Paul na Alemanha, o Bope pou pou pou no Alemão” foi aprovado pelos foliões.

Encarar a maratona pré-carnavalesca exige fôlego e animação. Ainda neste domingo, mais de 50 blocos desfilaram pela cidade. O Empolga às 9 começou o ensaio na Praia de Ipanema, a partir das 16 horas. No Centro, o Escravos da Mauá arrastou uma multidão. O desfile começou ao meio-dia, na Praça Mauá.
Imprimir