Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mobilização 'pressiona' aprovação do código florestal

De Brasília - VT

Uma semana após os debates promovidos pela Frente Parlamentar Ambientalista agitarem os bastidores no Congresso nacional, desta vez é a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) quem promove grande mobilização para esta terça e quarta-feira, em Brasília, como forma de angariar novos apoios à proposta de reformulação do Código Florestal. Prevista para ser votada no plenário da Câmara ainda na primeira quinzena do mês, a matéria é alvo de acirrado debate entre as bancadas ruralista e ambientalista.

Segundo o deputado Neri Geller(PP-MT), o objetivo da FPA é reunir o maior número possível de representantes dos segmentos ligados ao setor produtivo (sindicatos, associações, cooperativas, federações, legislativos estaduais e outros) para um corpo-a-corpo no Congresso Nacional.

"Vamos visitar todos os deputados, de gabinete em gabinete, para sensibilizá-los da importância da aprovação do novo Código Florestal, e pedir o engajamento deles no processo", explicou o parlamentar.

Na programação está prevista a realização de palestra na sede da Confederação Nacional da Agricultura(CNA) com especialistas no tema e um almoço especial de relançamento da Frente Agropecuária. Na oportunidade, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da proposta, participará de um seminário para tirar as dúvidas dos participantes.

Neri Geller disse ainda que outra mobilização - desta vez mais forte e mais abrangente - vai acontecer no próximo dia 23, quando deverão se reunir na Esplanada dos Ministérios, também em Brasília, cerca de 20 mil produtores de todo o País.

"Vamos mostrar ao Brasil a importância da produção e da reformulação do código, no sentido de compatibilizar os interesses do meio ambiente e do setor produtivo", afirmou Geller.

Além dessas mobilizações, o deputado informou que outras ações já estão sendo desenvolvidas no âmbito da FPA e da própria Câmara dos Deputados, e também junto ao governo federal, por meio dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

"Estamos tendo conversas francas e abertas e ouvindo todas as partes. Tudo isso para construir um caminho pacífico, de forma que o governo também participe, e que a gente possa levar ao plenário a proposta mais consensual", finalizou o deputado. (Com informações da Aprosoja e do deputado Neri Geller).
Imprimir