Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Estação Espacial Internacional ganha mais um "puxadinho"

R7

O módulo de logística multifuncional Leonardo, levado pelo ônibus espacial Discovery, foi acoplado de forma permanente à ISS (Estação Espacial Internacional), anunciou a Nasa, nesta terça-feira (1o) em um comunicado.

Pesando 12,8 toneladas, o módulo Leonardo foi retirado do compartimento de carga do Discovery com a ajuda do braço mecânico da ISS, com mais de 17 m de comprimento, para ser colocado, de forma delicada, e preso sob o segmento Unity, primeiro módulo americano da estação orbital, às 12h05 (horário de Brasília), informou a agência espacial americana. A operação durou aproximadamente 90 minutos.

O braço mecânico Canadarm2, contribuição do Canadá, foi manipulado por especialistas da tripulação do ônibus espacial, Mike Baratt e Nicole Stott.

Dois astronautas da tripulação do Discovery fizeram na segunda-feira a primeira das duas saídas orbitais previstas. Os dois conseguiram concluir sem problemas as tarefas programadas durante a saída de seis horas e 34 minutos, o tempo previsto inicialmente.

A Nasa também anunciou nesta segunda-feira (28) que a missão do ônibus espacial na ISS havia sido prorrogada em um dia, como já tinha sido considerado. A prorrogação do acoplamento da ISS teve como objetivo principal concluir o conserto do módulo Leonardo, a fim de oferecer um volume adicional pressurizado de reserva.

Os responsáveis da ISS "informaram ao comandante da estação, Scott Kelly, e ao comandante da tripulação do Discovery, Steve Lindsey, que o dia suplementar havia sido aprovado", destacou o texto. Os dois esperam ainda o sinal verde oficial para um sobrevoo da ISS pela nave russa Soyuz, que será dada nesta terça-feira durante reunião dos encarregados da ISS, acrescentou o comunicado.

A missão do ônibus espacial, o último do mais antigo dos ônibus espaciais que restam da frota, terá 12 dias de duração ao invés de 11, oito dos quais acoplados à ISS.
Imprimir