Imprimir

Notícias / Política BR

Ministra da Cultura cancela nomeação de Emir Sader

G1

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, informou em nota, nesta quarta-feira (2), que o sociólogo Emir Sader não vai mais assumir a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa.

A ministra desistiu de nomeá-lo depois da publicação no último domingo (27) de reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" sobre a fundação. Segundo o texto publicado pelo jornal, Sader chamou a ministra de "autista" diante da suposta passividade em relação aos cortes orçamentários determinados pelo governo.

Na nota, a ministra afirma que "o senhor Emir Sader não será mais nomeado presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa. O nome do novo dirigente será anunciado em breve".

Segundo trecho da reportagem publicada no jornal "Folha de S.Paulo", ao comentar a situação orçamentária do Ministério da Cultura, Sader disse: "Tem o corte, o orçamento é menor, e tem dívidas. Desde março não se repassou nada aos Pontos de Cultura. Teve uma manifestação em Brasília. Está estourando na mão da [ministra] Ana [de Hollanda] porque ela fica quieta, é meio autista".

Em seu blog, Sader afirmou que a entrevista foi deturpada. "As referências, antes de tudo à Ministra da Cultura, mas também ao Gil e ao Caetano, apareceram de forma totalmente deturpada. Não houve intenção nenhuma de desqualificação, seguir polemizando nesses termos é ser vítima desse tipo de matéria, de que todos já fomos vítimas: dizer que disseram que alguém disse."

Sader foi indicado por setores do PT para assumir o posto, mas a nomeação ainda não havia sido publicada no "Diário Oficial da União".
Imprimir