Imprimir

Notícias / Educação

Mestrando de História estuda o “Grito do Ipiranga” em Rondonópolis

Da Assessoria

O aluno do Programa de Pós-graduação em História, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ângelo Carlos Carlini de Moraes, fará a defesa pública da dissertação de mestrado em História no dia 21 de março, às 14 horas, no auditório I, do ICHS. Orientado pelo professor doutor Ernesto Cerveira de Sena, o mestrando defenderá a dissertação “O ‘Grito do Ipiranga’ em Rondonópolis-MT (2006) – discurso e práticas políticas da classe produtora rural sob a perspectiva do ruralismo”.

A banca será composta pelos professores doutores Laudenir Antonio Gonçalves, Leonice Aparecida de Fátima Alves, Cândido Moreira Rodrigues (suplente), e Ernesto Cerveira de Sena (orientador).

Resumo - O trabalho de mestrado tem como objetivo a análise do “Grito do Ipiranga”, mobilização organizada pelos produtores rurais em Rondonópolis (MT), em 2006, por meio dos discursos e práticas políticas que o constituíram. Sob a perspectiva historiográfica do ruralismo - movimento político de organização e institucionalização de interesses de determinadas frações de classe dominante agrária em diversos contextos históricos no decorrer da história brasileira, o mestrando buscou explicitar “uma recorrência de comportamento da classe proprietária rural de Rondonópolis, que, guardadas as devidas proporções, mantém similaridades com outras ações ruralistas em outros momentos históricos”.

No estudo, ele faz menção à relação estabelecida entre a classe patronal rural e o Estado, no sentido de perceber a atuação dos mecanismos de representação de interesses tanto na sociedade civil, quanto na sociedade política. Para ele, “todas as discussões propostas são inerentes a um conjunto maior, a chamada ‘Questão Agrária’, processo definidor e regulador de aspectos sociais, políticos e econômicos, formadores do Brasil contemporâneo”.
Imprimir