Imprimir

Notícias / Política MT

Agrônomo de Mato Grosso e filiado ao PT assume cargo em ministério

De Brasília - Vinícius Tavares

O agrônomo mato-grossense Roberto Ricardo Vizentin assumiu neste mês a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, Vizentin é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e foi indicado ao cargo pela ministra Izabela Teixeira.

O secretário destaca entre as atribuições da pasta uma série de iniciativas que têm como foco as comunidades tradicionais e ribeirinhas e assentamentos de reforma agrária.

Segundo ele, de acordo com o último Censo, o Brasil possui cerca de um milhão de estabelecimentos que têm matriz extrativista e 100 mil destas estão em condições de pobreza.

“Nosso desafio, assim como o de todo o governo, é erradicar a pobreza extrema. Nosso trabalho é no sentido de apoiar os arranjos produtivos locais (APLs) buscando sempre associar a sustentabilidade ambiental com o combate à pobreza”, salientou.

Também consta da agenda da Secretaria do Extrativismo o combate à desertificação e a regulamentação fundiária e ambiental das pequenas propriedades rurais.

“Temos como grande desafio permitir a adimplência dos pequenos produtores através do programa Mais Ambiente, do governo federal”, afirmou.
Imprimir