Imprimir

Notícias / Economia

Rússia pede que EUA retirem

R7

O presidente russo, Dmitri Medvedev, pediu nesta quarta-feira (9) ao vice-presidente americano, Joe Biden, que os Estados Unidos retirem os obstáculos para a entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio) neste ano.

- Espero que o processo [de acesso à OMC] termine neste ano com o apoio dos EUA.

Medvedev, que acusou Washington várias vezes de atrapalhar a entrada da Rússia na organização, destacou que as relações econômicas bilaterais “estão atrasadas” em relação às relações políticas.

- Nesse sentido, a ausência da Rússia na OMC é um obstáculo.

Em particular, o líder russo pediu a Washington que revogue uma emenda legislativa imposta em 1974 como represália aos impedimentos que a então União Soviética punha à emigração de judeus.

Biden respondeu que a Casa Branca apoia “firmemente” a anulação da emenda, colabora com outros países para que facilitem o ingresso da Rússia na OMC e está disposta a participar dos projetos de modernização e inovação da economia nacional.

Outro obstáculo é o veto da Geórgia, que rompeu relações com Moscou em agosto de 2008 após a Rússia ter reconhecido a independência das regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul (ambas em território georgiano).

A Rússia, que solicitou entrada na OMC em 1993, retomou em setembro de 2010 as negociações multilaterais para o ingresso na organização. Medvedev criticou o fato de a Rússia estar negociando a entrada na OMC há muito mais tempo que a China, que se tornou membro da entidade em 2001.
Imprimir