Imprimir

Notícias / Esportes

Palestina vence 1º jogo em casa, mas cai nos pênaltis e está fora de 2012

Globo Esporte

Em um dia histórico para a Palestina, a seleção olímpica da região venceu a Tailândia por 1 a 0 nesta quarta-feira, em West Bank, na cidade Al Ram, mas acabou derrotada nos pênaltis por 6 a 5 e não tem mais chances de ir aos Jogos de 2012 em Londres. Esta foi a primeira vez que a Palestina disputou uma partida de futebol em casa na história.

O jogo foi válido pela primeira fase das eliminatórias do Pré-Olímpico da Ásia. O gol dos anfitriões foi marcado por Abdelhamid Abu Habib aos 45 do primeiro tempo, com um belo chute de fora da área. Como a Tailândia venceu por 1 a 0 na ida, o jogo foi para a prorrogação. Ninguém marcou no tempo extra e o confronto acabou decidido nos pênaltis. As duas seleções converteram as cinco primeiras cobranças e depois perderam uma cada. Em seguida, a Palestina desperdiçou mais um pênalti e deu adeus ao sonho de jogar as Olimpíadas quando levou o sexto gol.

O Estado da Palestina, localizado no Oriente Médio, é reconhecido como um estado soberano por 109 países, incluindo o Brasil. Desde 1948, quando o Estado de Israel foi fundado, a região nunca recebeu um evento oficial de esporte até a partida desta quarta.

Em 1967, após a Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou militarmente duas regiões da Palestina (Faixa de Gaza e Cisjordânia), que deveriam formar um estado palestiniano-árabe a ser criado . A área vive uma série de conflitos e atentados até hoje.

A Palestina virou membro da Fifa em 1998, mas suas seleções só mandavam partidas oficiais em outros países (como Jordânia, Kwait e Qatar). Os palestinos disputam as Olimpíadas desde 1996, em Atlanta (Estados Unidos).

Palco do jogo desta quarta, o estádio Faisal Al-Husseini tem capacidade para 12.500 pessoas, grama articial e foi construído com ajuda financeira da Fifa. Em 26 de outubro de 2008, o campo recebeu o primeiro amistoso internacional da Palestina, contra a Jordânia.
Imprimir