Imprimir

Notícias / Brasil

No desfile das campeãs, PM ficará em alerta como se fosse jogo de futebol

G1

Durante o desfile das escolas campeãs do carnaval paulistano 2011, que acontece na noite de sexta-feira (11), no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, a Polícia Militar estará mobilizada como se fosse acontecer um jogo de futebol. A medida preventiva será tomada porque o desfile contará com a presença das escolas das torcidas organizadas dos três principais clubes da capital - Gaviões da Fiel, do Corinthians, Mancha Verde, do Palmeiras, e Dragões da Real, do São Paulo.

Na região do Anhembi, que inclui os bairros de Santana e Casa Verde, um efetivo de 1200 policiais, divididos em dois turnos, estará mobilizado para garantir a tranquilidade dos desfiles. Esse número de PMs é o mesmo que acompanhou o desfile das escolas de samba do grupo especial no último fim de semana. Porém, a polícia vai ficar em alerta em outras regiões por onde os integrantes das três torcidas circularão para chegar ao sambódromo.

“Na sexta-feira, os batalhões de outras regiões ficarão atentos para evitar conflitos em pontos por onde as três torcidas podem circular. É como se fosse um jogo de futebol, mas o policiamento será feito com maior ênfase porque teremos três torcidas envolvidas”, explicou o coronel Ricardo Fernandes de Barros, do 9º Batalhão, que comanda o policiamento na região do Anhembi.

Estações de metrô
As estações de metrô Barra Funda, Santana, Armênia e Sé, por exemplo, são consideradas pontos estratégicos para o esquema policial. A tropa de choque também ficará de plantão, segundo o coronel.

O coronel não acredita que haverá confronto dentro do sambódromo porque não haverá disputa direta entre as escolas. “O problema é quando tem disputa”, afirma.

Ainda de acordo com Barros, a polícia já estava atenta para essa possibilidade do encontro das três torcidas desde a organização do esquema de segurança para o carnaval.

Entre esta quarta-feira e quinta-feira (10), uma reunião da PM com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba e integrantes das agremiações Gaviões da Fiel, Mancha Verde e Dragões da Real vai acertar os últimos detalhes sobre venda de ingressos e disponibilização das torcidas dentro do sambódromo.
Imprimir