Imprimir

Notícias / Brasil

São Paulo quer autorização do governo federal para ampliar dívida

R7

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou nesta quarta-feira (9) que pretende pedir autorização ao governo federal para ampliar o tamanho da dívida pública do Estado.

O desejo de Alckmin é dobrar o teto fixado para novas dívidas, que atualmente é de R$ 15 bilhões. O governador ressaltou, no entanto, que o assunto ainda não foi discutido com representantes do Tesouro Nacional.

- Nós ainda não concluímos esse trabalho, e só depois vamos levá-lo à administração federal.

Alckmin defendeu a ampliação do teto sob o argumento de que o Estado já conseguiu, no início deste ano, reduzir a relação dívida sobre receita corrente líquida para 1,5. A meta era que a relação chegasse a 2 até 2015.

- O Estado de São Paulo fez a lição de casa. Era para chegar em 2015 com a relação em 2, mas nós temos 1,5 quatro anos antes. Então, é justo que tenhamos uma capacidade de financiamento maior.

Mais cedo, o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi, confirmou que existe um estudo preliminar sobre o aumento do teto e disse que a quantia pleiteada deve ser de R$ 15 bilhões, dentro dos limites da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

O governador participou hoje de evento que comemorou o 131º aniversário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Na ocasião, ele entregou, ao lado da prefeita de São Paulo em exercício, Alda Marco Antonio, 189 viaturas. O prefeito Gilberto Kassab está em Paris.
Imprimir