Imprimir

Notícias / Brasil

Balanço de carnaval da Polícia Civil aponta queda em 18 crimes no Rio

G1

O balanço de carnaval divulgado pela Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (10), revela queda em 18 crimes durante feriadão de carnaval no Rio. A pesquisa foi feita em todas as delegacias do estado do Rio, das 18h do dia 4 de março até as 8h da quarta-feira (9). A comparação foi feita com o carnaval de 2010.

De acordo com a Secretaria estadual de Segurança Pública, a queda é consequência da diminuição da violência no Rio. O órgão atribui o mérito a projetos que valorizam a maior integração entre Polícia Civil e Militar, que possibilitam uma tomada de decisão mais correta e baseada na análise integrada dos crimes. Projetos como as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) também foram citados como pontos positivos para a queda na violência.

Segundo a Polícia Civil, as principais quedas aconteceram nos números de homicídio doloso, lesão corporal dolosa e em todos os tipos de furtos (de veículos, em coletivos, a transeuntes, estabelecimentos comerciais e residências).

O número de homicídios dolosos passou de 72 em 2010 para 40 em 2011, uma queda de 32 pontos. Já o número de lesão corporal culposa caiu de 414 para 382. A queda de lesão corporal dolosa foi de 1.040 para 662. O roubo de veículos foi de 212 para 172.

Balanço da Polícia Militar
A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, na tarde desta quinta, que foram registradas 175 prisões no estado durante o período de carnaval. Segundo informações da assessoria da PM, desde sexta-feira (4) até terça-feira (8), também foram apreendidos 50 armas, 4.292 papelotes de cocaína e 2.039 trouxinhas de maconha.

De acordo com a polícia, foram registrados 195 acidentes nas rodovias estaduais, o que significou um aumento do número de acidentes em relação ao ano passado. No entanto, a gravidade das colisões foi menor, ainda segundo a PM.

PRF registra 336 acidentes e 16 mortes
Dezesseis pessoas morreram em 336 acidentes registrados durante o carnaval 2011 nas estradas do Rio. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 131 pessoas ficaram feridas, sendo 22 em estado grave, nesses acidentes.

O curioso, segundo a inspetora da PRF Marisa Dreys, é que do total de mortes, sete foram por atropelamento, cinco por acidentes de moto e quatro por colisão de carros de passeio.
Imprimir