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Consumidor fica menos otimista em março

R7

O consumidor está menos otimista com a situação da economia brasileira. Uma pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que a vontade do paulistano em gastar ainda é alta, mas vem caindo ao longo dos meses.

Os motivos são o aumento no preço dos alimentos, as taxas de juros cada vez maiores e o crédito mais escasso no comércio. Esses motivos “estão atingindo o ânimo do consumidor” em cheio, segundo a federação.

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) caiu 2,5% em março, em relação a fevereiro. O indicador ficou em 158,2 pontos em uma escala que varia de 0 a 200. Números acima de 100 indicam otimismo.

Em fevereiro, o número era de 162,1 pontos. Em dezembro passado, o número chegou a 162,2 e bateu recorde porque os consumidores estavam animados com o “melhor Natal da década”.

As pesquisas de confiança do consumidor servem como termômetro do mercado, servindo para empresas decidirem sobre investimentos ou para o comércio avaliar aumentos no estoque.

A assessoria econômica da Fecomercio aponta que o resultado do ICC em março aponta o começo de uma deterioração da confiança dos paulistanos motivada pela elevação do preço das matérias-primas agrícolas e minerais, que na verdade se deve a pressões do mercado internacional.

A perspectiva é de que o ânimo dos consumidores deve apresentar novas quedas nos próximos meses, já que o Banco Central deve continuar elevando a taxa básica de juros (a Selic passou de 11,25% para 11,75% na reunião do começo de março) ao longo de 2011 para esfriar o consumo e manter a inflação sob controle.
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