Imprimir

Notícias / Brasil

Tarso libera R$ 50 milhões para São Lourenço do Sul

R7

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), anunciou, nesta sexta-feira (11), a liberação de R$ 50 milhões em crédito do Banrisul para os cerca de 20 mil afetados pela chuva em São Lourenço do Sul, no sul do Estado. Serão empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, clientes e não clientes do banco. Os atingidos também terão acesso a programas do governo federal, como o que permite a troca de geladeiras.

Tarso foi ao município na tarde desta sexta e disse que está “orgulhoso” do trabalho prestado pelo governo, por meio da Brigada Militar e da Defesa Civil.

- Estamos acompanhando detalhadamente o que está ocorrendo. Viemos aqui trazer solidariedade.

O governador informou que recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff.

- Ela pediu para passar palavras de conforto aos moradores e a disponibilidade da União para auxilar o município.

A cidade amanheceu em meio ao caos nesta sexta-feira após a enxurrada que levou transtornos ao município do sul do Estado na madrugada de quinta-feira (10). Pouco mais de 30 horas depois das fortes chuvas, cerca de 35 mil famílias permanecem sem o fornecimento de água e aproximadamente 40% do local não têm energia elétrica. A enxurrada deixou pelo menos oito mortos e a prefeitura decretou situação de calamidade pública.

Resgate

A operação de resgate de quinta-feira mobilizou 160 homens de Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Marinha e Exército. Eles resgataram 1.500 pessoas – dessas, 350 estão desabrigadas e foram levadas a seis abrigos.
Imprimir