Imprimir

Notícias / Educação

Intercâmbio teen leva estudantes para cenários da saga Crepúsculo

Terra

As férias de julho não são tão esperadas pelos estudantes de ensino médio como a folga do verão, principalmente por serem mais curtas. Mas isso pode mudar com o intercâmbio teen. Os programas de curta duração para as férias do meio de ano são boas opções para quem deseja curtir o tempo livre estudando em outro país e sentindo o gostinho de viajar sozinho. As opções de destino são variadas e os tipos de programação também: existe até a alternativa de seguir os passos de Bella, Edward e Jacob, da série Crepúsculo.

O campinense Lucas Bessa, 17 anos, decidiu reunir fôlego antes de enfrentar as aulas preparatórias para o vestibular que vai frequentar depois de julho. Ainda em dúvida se vai prestar a prova para veterinária ou direito, o estudante decidiu se despedir das férias passando um mês em Vancouver (Canadá), com o programa Saga Crepúsculo, oferecido pela CI - Central de Intercâmbio.

O estudante conta que viu todos os filmes da saga e sentiu curiosidade de conhecer ao vivo os locais onde o filme foi gravado, uma das propostas da viagem. "Vamos estudar inglês em Vancouver, morar em casa de família e visitar os locais que os filmes foram gravados, como a casa da Bella, a escola que ela frequentava, a casa do Jacob e mais", afirma, contando que foi difícil convencer os pais de que poderia passar um mês sozinho.

O sucesso do modelo de viagem é grande. Em média, a CI leva para o exterior mil jovens brasileiros com o intercâmbio teen para o exterior. Os destinos do programa variam, mas segundo Grabriel Canellas, gerente de produto da CI, os mais comuns são Estados Unidos e Inglaterra.

Porém, com o atrativo de Bella e sua turma de vampiros, este ano foi a viagem para Vancouver que teve mais procura. "Fechamos um grupo de 30 pessoas em menos de uma semana. Nossa proposta era levar somente um grupo para o Canadá, mas estamos considerando a possibilidade de abrir mais um", adianta.

Para Canellas, uma das maiores vantagens do intercâmbio teen é o fato de o intercambista se sentir sozinho e, ao mesmo tempo, os pais terem a tranquilidade de saber que ele não está. Canellas explica: "O programa do intercambio teen reúne um grupo de jovens entre 9 e 17 anos que, juntos, vão passar um mês estudando em outro país. Lá, cada um vai estudar em uma turma, de acordo com seu nível no idioma estrangeiro em questão, e morar em uma casa de família. Então, eles sentem liberdade e não ficam o tempo todo com o grupo. Porém, um profissional da CI vai estar sempre os acompanhando. Ou seja, ao mesmo tempo em que os estudantes sentem a liberdade de viver sozinhos, os pais ficam tranquilos por saberem que existe um adulto responsável caso qualquer coisa aconteça.".

Os guias de viagem atualizam semanalmente os pais sobre as notícias do intercâmbio via e-mail. "Eles enviam fotos, notícias e novidades da viagem. Os pais adoram", conta
Imprimir