Imprimir

Notícias / Cultura

Escritor e colaborador do Olhar Direto lança "Viagens Inventadas"

Da Redação - Lucas Bólico

Quando criança, no interior paulista, Marinaldo Custódio cultivava o sonho de ser escritor. Ávido pela leitura, conta que devorava as letras dos poucos livros que lhe caiam à mão, e não deixava passar nem os anúncios fúnebres e os jornais manchados de sangue (do açougue, claro). Da infância no interior paulista aos dias de hoje em Mato Grosso, foram muitas viagens - algumas inventadas, diga-se de passagem. Nesta segunda-feira (14), Viagens Inventadas – Crônicas e Quase Contos (Editora Entrelinhas) seu primeiro livro será lançado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O evento será realizado no Instituto de Linguagens da universidade, local onde Marinaldo cursou Letras, entre 1989 e 1992. A escolha da data também não poderia ser mais feliz, afinal, 14 de março é o Dia Nacional da Poesia.

Formado na UFMT e pós-graduado em literatura brasileira pela Universidade Federal Fluminense, Marinaldo já passou por várias redações em Mato Grosso, inclusive na do Olhar Direto, onde além de assinar a coluna Crônicas Contemporâneas, respondia pela revisão dos textos publicados. E esse universo das redações jornalísticas faz parte da temática do livro.

A obra de Marinaldo tem um quê de autobiográfica. Suas viagens, inventadas ou não, mostram cenários, situações e personagens que, pela sua perspectiva, revelam a simplicidade do Brasil brejeiro e das relações do dia a dia em sebos, livrarias, redações e mesas de bar (como a própria capa do livro mostra).

O livro é um apanhado do melhor que Marinaldo já escreveu desde que resolveu ‘dar a cara a tapa’ e publicar seus textos nos principais veículos do estado. Editado por Maria Teresa Carrión Carracedo e Ricardo Carracedo, da editora Entrelinhas, de Cuiabá; com prefácio assinado pelo jornalista Mauro Camargo e a capa desenhada por Wander Antunes, Viagens Inventadas é uma deliciosa coletânea de textos que mercê ser lida.
Imprimir