Imprimir

Notícias / Cidades

Secretário investiga se policiais estão envolvidos em fuga de presos

Da Redação - Julia Munhoz

O secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa, determinou a instalação de um processo administrativo para investigar o possível envolvimento de servidores e policiais na fuga de detentos dos presídios e cadeias públicas do Estado.

“Vamos apurar o possível envolvimento de servidores, porque onde tem anomalia tem que ser investigado”, afirmou o secretário.

Lessa determinou que o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, coronel José Antonio Chaves, acompanhe as investigações. A redação tentou contato via telefone com o coronel, mas não obteve retorno.

Recentemente, o subdiretor do Presídio Ferrugem, em Sinop, Lucivaldo Vieira, foi preso acusado de facilitar a fuga de um presidiário com extensa ficha criminal. Ele teria deixado o detento Pedro Daguete capinar para o lado de fora do muro, sem monitoramento.

A fuga de Daguete, apesar de supostamente receber a facilitação de um servidor público, é mais que entra no registro negativo de detentos que somem da unidade prisional. Em janeiro passado, dois presos fugiram quando também faziam limpeza do lado externo.

No ano passado, aproximadamente dez conseguiram fugir cavando um túnel. No último dia 1º de março, outro túnel foi descoberto e uma fuga evitada. No Ferrugem trabalham 12 agentes prisionais, que cuidam de 670 reeducandos.
Imprimir