Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma indica Meirelles para presidente da Autoridade Pública Olímpica

G1

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta segunda-feira (14) a indicação do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO), órgão que será criado para coordenar as obras necessárias para as Olimpíadas de 2016.

O mandato de presidente da APO é de quatro anos, com possibilidade de recondução por mais quatro. A indicação de Meirelles ainda deverá ser ratificada pelo Senado. Ele terá um salário de R$ 22.100 e só perderá o cargo se renunciar, por condenação penal transitada em julgado ou por decisão definitiva ao fim de um processo administrativo disciplinar.

A Autoridade Pública Olímpica foi instituída por meio de uma Medida Provisória editada no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovada pelo Congresso Nacional em 1º de março. A MP ainda deverá ser sancionada pela presidente Dilma.

O órgão contará com 171 funcionários comissionados e terá seu controle dividido entre o Conselho Público Olímpico, composto por representantes da presidente da República, do governador do Rio, do prefeito, e por Meirelles. O controle dos projetos e das licitações será do Conselho Público Olímpico. Caberá ao presidente da APO fiscalizar o uso desse dinheiro.
Imprimir