Imprimir

Notícias / Educação

Reitor do IFMT visita o prefeito de Rondonópolis

Da Assessoria

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) José Bispo Barbosa visitou na tarde desta segunda-feira, 14 de março, o prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio. O presidente da Câmara dos Vereadores, Ananias Filho, acompanhou a reunião na presença de outros vereadores. Na pauta constavam assuntos como a inauguração local do prédio do instituto, que será realizada no dia 15 de abril (o espaço já tinha sido inaugurado virtualmente pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva).

Outros temas discutidos pelas autoridades foram a realização de uma audiência pública para debater, com a sociedade, quais as prioridades no campo do ensino técnico e a identificação de nichos do comércio e da indústria que precisam de mão-de-obra qualificada.

“Rondonópolis é uma cidade com grandes potenciais e que tem uma economia pungente. Para dar manutenção a este crescimento é necessário que a cidade ofereça mão-de-obra qualificada. Tenho certeza que as parcerias realizadas entre o Poder Executivo, Legislativo e o instituto vão contribuir para um aperfeiçoamento maior das capacidades socioeconômicas do município”, destacou o reitor José Barbosa.

O prefeito Zé do Pátio ressaltou o ensino de excelência dos institutos de ensino técnico federais. Segundo o prefeito, os índices atingidos por estas unidades nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Pátio lembrou que os institutos federais de ensino técnico sempre conseguem a melhor pontuação entre as escolas que participaram de exames de ingresso em faculdades e universidades.

Dados do MEC comprovam que o ensino oferecido por estas instituições é melhor do que o oferecido em escolas particulares, tidas na maioria das vezes como os melhores centros de ensino.

PARCEIRA

O reitor José Barbosa falou sobre a necessidade de realizar parcerias não somente com o poder público, mas também com o empresariado local. Segundo Barbosa é fundamental que os empresários enxerguem no IFMT um parceiro em potencial. “Podemos identificar quais setores da indústria e do comércio estão com maior demanda deste ou daquele profissional, e prepara cursos que capacitem cidadãos que possam suprir estas necessidades mercadológicas”.
Imprimir