Imprimir

Notícias / Esportes

Argentina e Uruguai fazem acordo por candidantura para Copa de 2030

Globo Esporte

Os governos da Argentina e do Uruguai anunciaram formalmente nesta quarta-feira que impulsionarão a candidatura conjunta para receber a Copa do Mundo de 2030, que será apresentada no próximo mês.

O acordo foi selado durante uma reunião dos gabinetes de ministros de ambos os países, realizada nesta quarta, em Buenos Aires. O ministro argentino de Turismo, Enrique Meyer, disse que ambos os governos buscam com este comitê apoiar a iniciativa da Associação do Futebol Argentino (AFA) e da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).

- A possibilidade é muito concreta se levarmos em conta que a Europa possa sediar em 2026 - disse Meyer em entrevista coletiva.

Por sua vez, a vice-ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián, disse que a criação desta comissão é "muito importante já que a Fifa está definindo muitas das sedes dos próximos mundiais" e que "trabalhar de forma conjunta pode nos permitir a concretização de um sonho".

Com a organização do Mundial de 2030, ambos os países pretendem comemorar a primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai em 1930, que contou com a final e a vitória histórica do Uruguai sobre a Argentina por 4 a 2.

- É muito forte a motivação do centenário daquele primeiro torneio e dos dois países que participaram da final do campeonato. Esse deveria ser um argumento incontestável - disse o ministro uruguaio Lescano.
Imprimir