Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Farmácia de manipulação atende cerca de 8 mil receitas por mês

Da assessoria

A Farmácia de Manipulação de Rondonópolis que completa dez anos de fundação neste mês, comemora o aniversário com o marco de 8.349 receitas atendidas em fevereiro. A equipe técnica produziu o total de 457 mil cápsulas no mês. A expectativa da coordenadora e responsável pelo setor, Fernanda Cavalcante Moreira de Souza, é registrar uma demanda ainda maior nos próximos meses, já que vai contar com mais matéria-prima e deve ampliar a quantidade de itens oferecidos.

São produzidos cerca de 50 itens, entre cápsulas, pomadas, cremes e xaropes, para atender a população usuária do Sistema Único de Saúde - SUS. O serviço de produção e distribuição de remédio gratuitamente para os pacientes de baixa renda, fica a cargo de uma equipe de 12 farmacêuticos e 45 técnicos em laboratório que atuam na unidade de fabricação, no bairro Santa Cruz, e em oito pequenas farmácias junto aos postos e centros de saúde.

Inaugurada no dia 16 de março de 2001, a Farmácia de Manipulação foi a primeira unidade pública de Mato Grosso e se tornou uma referência nacional. Em 2006, o trabalho dos profissionais conquistou a premiação oferecida pela 1ª Mostra Nacional de Gestão Inovadora do SUS – Expogest, onde concorreu com outros dois mil projetos; e o prêmio Eleotério Rodriguez Neto, do Ministério da Saúde.

O reconhecimento nacional da Farmácia de Manipulação repercutiu em todo país. Gestores de diversos estados e cidades brasileiras vieram a Rondonópolis conhecer o modelo de assistência farmacêutica. O trabalho eficiente da equipe conquistou também a credibilidade entre médicos e outros profissionais de saúde, além da população local que é atendida de forma eficiente.

Os servidores que atuam na farmácia desde a fundação, comemoram também a conquista de conhecimentos e experiência ao longo de uma década. A técnica em laboratório Giuliane Lina Santos, diz se sentir orgulhosa pelo aprendizado constante. Ela lembra que foi necessário vencer alguns desafios para “garantir qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes do SUS”. “Temos orgulho de fazer parte da história da farmácia que oferece uma assistência pública bem sucedida em Rondonópolis”, destaca.
Imprimir