Imprimir

Notícias / Política BR

Campanha contra a gripe prioriza idosos e gestantes

De Brasília - Vinícius Tavares

Idosos com idade superior a 60 anos, gestantes e crianças de seis meses aos dois anos são o público-alvo da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que foi lançada nesta quinta-feira (17(), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Serão distribuídas 33 milhões de doses da vacina ao custo de R$ 229 milhões.

A campanha acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio. No sábado seguinte ao início da campanha, dia 30 de abril, será o Dia da Mobilização Nacional. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população-alvo. O que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.

Também serão vacinados trabalhadores em saúde e povos indígenas. A ampliação do público-alvo foi definida pela coordenação geral do programa de imunizações tendo por base estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como agente principal o vírus da influenza.

Durante o anúncio, o ministro Alexandre Padilha fez questão de tranqüilizar a população ao garantir que o Brasil não vive uma pandemia de influenza. Segundo ele, os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose cada vez. A criança deve retornar ao posto 30 dias após receber a primeira dose.

“Estamos ampliando o público para estes dois outros grupos como forma de prevenção. É importante que as gestantes tomem a vacina e que os pais levem as crianças de seis meses a dois anos para tomar as duas doses”, afirmou.
Imprimir