Imprimir

Notícias / Educação

Reitor do IFMT se reuniu na segunda-feira com prefeito de Rondonópolis e empresas multinacionais

Da Assessoria

O Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa se reuniu na segunda-feira, dia 14 de março, com o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e os representantes das empresas América Latina Logística (ALL) e Noble Group - esmagadora de grãos, que demonstraram interessa em realizar parceria com o Instituto Federal para capacitação e qualificação de mão-de-obra local para atuar nas empresas.

O diretor do Campus Rondonópolis, José Pedro Barros, explicou que o IFMT terá que ao longo desses três anos elaborar projetos para criação de cursos para atender a demanda das empresas, como mecânica, eletrônica, automação industrial, biocombustível, entre outros. "Estamos prospectando essa parceria, mas também iremos requerer como contrapartida das empresas investimento nos laboratórios", disse Pedro Barros.

A empresa América Latina Logística pretende instalar um terminal de cargas com o potencial de embarque e desembarque de até 25 milhões de toneladas/ ano. A construção do terminal está prevista para começar em abril, com previsão para iniciar a operar em agosto de 2012. O terminal a ser construído possui um sistema que permite o carregamento e descarregamento simultâneo dos produtos. A obra de construção do terminal, segundo dados da ALL, vai consumir R$ 100 milhões e irá gerar em torno de 300 empregos.

A América Latina Logística é a maior empresa independente de serviços de logística da América do Sul, que opera, de forma integrada, os modais ferroviário e rodoviário para diversos clientes em países como Brasil e Argentina.

A Noble Brasil S/A já adquiriu terreno próprio em um dos três distritos industriais de Rondonópolis, nas proximidades do futuro terminal ferroviário, e pretende investir R$ 200 milhões na construção de sua primeira esmagadora de soja e usina de biodiesel no país.

A organização sediada em Hong Kong, está presente em 38 países, como EUA, Reino Unido, Suíça, Índia e Argentina; e atua em várias frentes, negociando de commodities como açúcar, soja, farelo a minério de ferro.

Regularização da área do IFMT

Na reunião entre o Reitor do IFMT com o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, o gestor municipal falou sobre a regularização da área de 52.581,82 metros quadrados que foi doado ao Instituto. O prefeito explicou que após aquisição do terreno, obteve autorização do Legislativo para doá-lo à instituição e que a documentação foi encaminhada ao cartório.

O Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, falou que falta agora a documentação da Reitoria e que num prazo de 10 a 15 dias, será lavrado a ata de doação do terreno.
Imprimir