Imprimir

Notícias / Economia

Mercado financeiro precisa ter "responsabilidade", diz Gordon Brown

EFE

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje que as políticas dos governos e as práticas dos mercados financeiros devem se sustentar em valores "éticos" baseados na "responsabilidade".

"Os governos e os mercados devem se reger pelos mesmos valores éticos", afirmou Brown na abertura da 6ª Cúpula Progressista, realizada em Viña del Mar, no Chile.

O primeiro-ministro explicou as premissas das quais, em sua opinião, a corrente progressista mundial deve se aproximar e deu ênfase especial à supervisão do sistema financeiro para evitar situações como a atual crise econômica.

"Os bancos não pode ficar sem supervisão, tem que ser um controle além da fronteira", disse Brown, que acrescentou que "os que achavam que os mercados podem operar pelo interesse das pessoas estavam errados. Não podem se autorregular", destacou.

O premiê britânico pediu que se trabalhe em direção ao progresso econômico e social através de "instituições globais" que facilitem o entendimento entre todos os países.

Brown questionou ainda a não existência atualmente de uma instituição que zele pelo respeito ao meio ambiente e que inclua todos os países.
Imprimir