Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Governo de SP prorroga liberação de crédito de ICMS para montadoras

Auto Esporte

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira (18) a prorrogação dos benefícios que permitem a apropriação e utilização de crédito acumulado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às empresas do Programa de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Veículo Automotor, chamado Pró-Veículo. O crédito de ICMS é resultante das exportações das montadoras e serve, de forma indireta, como um redutor da carga tributária.

“O crédito é da empresa e nós devolvemos em parcelas. O que fazemos agora é a antecipação desta devolução”, afirmou Alckmin, ao destacar a importância do programa para aumentar os investimentos no estado. O anúncio foi feito durante a visita ao governo do Chairman e CEO da General Motors, Dan Akerson, no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta sexta-feira.

De acordo com a General Motors do Brasil, a companhia tem acumulado R$ 280 milhões em crédito de ICMS e irá fazer parte dos investimentos de R$ 5 bilhões previstos no período entre 2008 e 2012, já anunciados. “Usaremos esse crédito para investir, basicamente, no desenvolvimento de nossos novos produtos”, afirmou o vice-presidente de Relações Públicas e Governamentais da GM, Marcos Munhoz.

O G1 entrou em contato com a Secretaria da Fazenda do Estados de São Paulo sobre o valor total de crédito à disposição das montadoras, porém até a publicação desta reportagem a secretaria ainda não tinha disponível para divulgação os números.

Terceito turno em São Caetano
Dan Akerson, em sua primeira visita ao Brasil, anunciou a Geraldo Alckmin a contratação de 1,5 mil funcionários para a formação do terceiro turno na planta de São Caetano do Sul, no ABC paulista. Com a ampliação, a capacidade produtiva da fábrica passará de 200 mil unidades por ano para 250 mil unidades anuais. Para 2012, a expectativa é chegar a 280 mil unidades por ano. O terceiro turno havia sido suspenso em 2008, devido à crise financeira mundial, que afetou, principalmente, as exportações.

Com as expectativas positivas para o crescimento do mercado brasileiro e o lançamento de mais quatro modelos totalmente novos nos próximos 12 meses, Dan Akerson justifica o aumento da produção. Entre os modelos que serão produzidos em São Caetano está o Chevrolet Cruze.

A unidade de São Caetano é responsável pela fabricação dos modelos Astra (sedã e hatch), Vectra GT, Vectra Sedan, Classic e Montana. Ao todo, trabalham atualmente na planta 10.598 funcionários. O terceiro turno vai começar a operar no meio do ano, da meia noite às 6h05.

Caos no Japão
O norte-americano Dan Akerson diz ainda não estar preocupado com a crise que afeta o Japão, após o tsunami e o conseqüente vazamento nuclear. No entanto, não descarta que o fato pode desencadear uma nova crise financeira, que afetará mercados ainda em recuperação, como o europeu.

Apesar dos últimos acontecimentos, Akerson está confiante nos países emergentes como Brasil e China e, também, com o fortalecimento dos Estados Unidos. Tanto é que, questionado sobre a meta da Volkswagen em superar a Toyota para conquistar a liderança mundial do setor, o Chairman da GM é categórico. “Não estamos felizes no terceiro lugar, queremos buscar a liderança nos próximos anos.”
Imprimir