Imprimir

Notícias / Política BR

Chegada de Barack Obama ao Brasil é cercada de forte aparato militar

De Brasília - Vinícius Tavares

Por volta das 10h30 da manhã, com meia hora de atraso em relação à programação anteriormente anunciada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, para cumprir a primeira etapa da sua viagem de dois pelo Brasil. Mais de três mil homens fazem parte do forte aparato de segurança que envolve exército, polícias civil, militar e federal e agentes de segurança civis e militares norte-americanos.

Obama foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e por boa parte da equipe ministerial. No salão nobre do palácio Obama foi conduzido por Dilma para ver uma exposição de quadros sobre o trabalho da mulher brasileira e reuniu-se logo após a portar fechadas com a presidente petista.

A chegada do presidente foi carregada de expectativa. Após desembarcar às 7h31 da manhã na base Aérea de Brasília, o presidente acompanhado de sua esposa, Michelle Obama se deslocaram para um hotel, onde ficaram até a saída do presidente para o encontro no Plananto.

O presidente norte-americano chegou ao Palácio do planantl cercado de um forte esquema de segurança. A Esplanada dos Ministério ficou fechada desde a Catedral de Brasília até a Avenida L4 sul. Na chegada ao palácio, Dilma e Obama ouviram os hinos do Brasil e dos Estados Unidos. Uma salva com 38 de canhão marcou a presença da autoridade máxima dos Estados Unidos no país.  

Após o encontro com Dilma e do pronunciamento de Barack à imprensa no Palácio do Planalto, a programação inclui um almoço no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores, onde empresários, políticos e até sindicalistas receberão Obama. Obama seguirá para o Rio de Janeiro às 18h45 deste sábado.
Imprimir