Imprimir

Notícias / Brasil

Obama adia visita a Cristo Redentor no domingo, diz consulado americano

G1

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adiou a visita que faria ao Cristo Redentor na manhã deste domingo (20). De acordo com o consulado americano, a visita ao monumento, que é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, pode ser realizada na parte da tarde, após o discurso do presidente americano no Theatro Municipal, na Cinelândia.

Após passar o dia em Brasília, Obama chegou pouco depois das 20h deste sábado (19) ao Rio de Janeiro, acompanhado da primeira-dama, Michelle Obama, e das filhas do casal, Sasha e Malia.

O avião com a família Obama pousou na base aérea do Galeão, onde foram recepcionados pelo governador Sérgio Cabral e o prefeito da cidade Eduardo Paes. Paes pediu ao presidente americano que tirasse uma foto com seu filho, e foi atendido.

Em seguida, a família Obama e sua comitiva embarcaram em helicópteros que seguiram até o campo do Flamengo, na zona sul da cidade. De lá, foram em carros até um hotel em Copacabana, também na zona sul, onde chegaram por volta das 21h.

Neste domingo (20), Barack Obama, a primeira-dama Michelle e as filhas podem conhecer a Cidade de Deus. À tarde, Obama fará um discurso no Theatro Municipal, no Centro. Segundo a Embaixada Americana, o discurso será "ao povo brasileiro". No mesmo horário, Michelle Obama deve visitar o Jardim Botânico ou a Cidade do Samba.

A família Obama fica no Rio até a segunda-feira (21) pela manhã, quando embarca para o Chile.

Brasília


Mais cedo neste sábado, em Brasília, Obama encerrou a primeira etapa de sua viagem ao Brasil deixando como principal marca a autorização para o ataque militar norte-americano à Líbia.

Após participação em fórum empresarial, Obama fez um pronunciamento para a imprensa norte-americana, não previsto na agenda, sobre a situação na Líbia. Ele anunciou ter autorizado uma "operação militar limitada", sem o uso de soldados em solo.

Em Brasília, Obama acenou com o apoio à aspiração brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU e fez declarações de interesse em aprofundar as relações comerciais com o Brasil, em especial nos setores energético e de infraestrutura.

Em sua primeira visita oficial ao país, foram assinados dez acordos de cooperação ou de comércio. Obama também se reuniu com a presidente Dilma Rousseff.

O presidente dos EUA chegou a Brasília às 7h30 deste sábado, exatamente no horário agendado. Obama foi recebido pela presidente Dilma Rousseff por volta das 10h30. Ele chegou desacompanhado, passou as tropas em revista e subiu a rampa do palácio ao encontro de Dilma, a quem cumprimentou.

A primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, entrou por um acesso secundário do Planalto. Em seguida, Dilma conduziu o colega norte-americano em uma visita à exposição de artistas brasileiras que será aberta para o público na próxima semana.

Enquanto isso, a primeira-dama dos Estados Unidos, junto com as filhas, aproveitou a visita para assistir a apresentações do grupo de capoeira Raízes do Brasil e do grupo de percussão Batalá, formado somente por mulheres.
Imprimir