Imprimir

Notícias / Política BR

Político do PV critica o pré-sal em fórum de sustentabilidade no Amazonas

R7

Fabio Feldmann, fundador da SOS Mata Atlântica e ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo, fez coro com os participantes internacionais do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, defendendo uma visão clara para o Brasil liderar o século 21.

- O Brasil precisa ter uma cabeça de século 21 e entender que o mundo está se transformando muito rapidamente. Sustentabilidade é a preocupação com as gerações futuras.

Do lado das críticas, o ambientalista colocou no foco temas eventos econômicos atuais: a exploração mineral no sul da Bahia e a do petróleo pré-sal na costa brasileira, além da preocupação com o setor agropecuário brasileiro. Ele acredita que este segmento será o mais afetado com o aquecimento global.

- Tenho dúvidas de um país que acredita que o combustível fóssil é seu passaporte para o mundo, quando o mundo inteiro está buscando alternativas para o uso dos combustíveis fósseis.

Para ele, uma das iniciativas que precisam acontecer é a realização de um plebiscito nas áreas de risco afetadas pela exploração do petróleo pré-sal.


- Precisamos perguntar à sociedade se ela está disposta a correr riscos com acidentes na costa brasileira onde será explorado o pré-sal.

O projeto baiano, em parceria com a inciativa privada para a exploração de minério em mata atlântica no sul do Estado, prevê a construção de uma ferrovia e de um porto em área de preservação ambiental.

- Não sou contra a exploração de minério, mas contra a forma de escoamento.

Segundo ele, a ferrovia na Bahia custará R$ 6 bilhões ao contribuinte e não trará retorno sócio-ambiental para aexploração de reservas por 20 anos. A região, afirma Feldmann, é uma das mais ricas em biodiversidade de mata atlântica no país.

Feldmann criticou o desmatamento gerado pelo agronegócio, mas citou avanços feitos por grandes empresas nacionais sobre a conscientização em torno da produção de seus produtos, como o certificado de origem para a carne que não vem de áreas desmatadas.

O ambientalista participou do último dia de debates do fórum, em Manaus (AM), e ressaltou a importância do envolvimento das empresas nas questões ambientais.

- O desafio é o de criarmos um bom repertório de escolhas políticas e de consumo de produtos para a sociedade.

Consultor e administrador, Feldmann foi deputado federal pelo PV e secretário do Meio Ambiente de Estado de São Paulo. Participou da elaboração da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, da Política Nacional de Educação Ambiental, da Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais e foi relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica.
Imprimir