Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes invadem reitoria da Uespi e professores prorrogam paralisação

G1

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) invadiram nesta segunda-feira (28) a reitoria da instituição em Teresina e interromperam uma reunião do Conselho Universitário que tratava da adesão da instituição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A polícia foi chamada para conter os estudantes que tentaram invadir a sala de reunião. Na confusão, um estudante se machucou ao quebrar uma porta de vidro. Ninguém foi detido.

Os estudantes não querem que a Uespi abra 30% das vagas do vestibular para candidatos do Enem porque acreditam que isto iria desconfigurar o caráter regional da preparação dos alunos para o ingresso na universidade estadual. Na última quinta-feira (24), estudantes fizeram um protesto nas ruas do centro de Teresina.

Ao mesmo tempo, os professores da universidade anunciaram a prorrogação por mais uma semana da greve iniciada no último dia 21. Eles reinvindicam aumento de salário, melhores condições de trabalho e também se dizem contra a adesão da Uespi ao Enem.

O reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira, deverá receber uma comissão de estudantes nesta quarta-feira (30). Nesta terça-feira (29), o reitor irá visitar o campus de Picos, no interior do estado, onde as instalações da universidade estão interditadas por causa de problemas com uma obra de reforma no prédio.
Imprimir