Imprimir

Notícias / Política BR

Funeral leva milhares de pessoas a dar o último adeus a José Alencar

De Brasília - Vinícius Tavares

O funeral do ex-vice-presidente da república, José Alencar, levou milhares de pessoas ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, onde o corpo foi velado desde a manhã desta quarta-feira (30).

A entrada das pessoas foi organizada após um forte esquema de segurança. Todos passaram por detectores de metais e tiveram a oportunidade de subir a rampa do histórico palácio, erguido em 1960 durante o governo de Juscelino Kubitschek.

Para muita gente que enfrentou fila sob o sol forte do planalto central, esta foi a primeira oportunidade de entrar na sede do executivo. Adultos, jovens e também os mais experientes aproveitaram para dar o último adeus ao empresário que se tornou o ex-vice-presidente mais carismático desde a redemocratização do país.

Até o início da noite o corpo do ex-presidente estava sendo velado no salão nobre do Palácio. Familiares, autoridades, funcionários públicos e jornalistas acompanharam o funeral desde às 11h04, quando o corpo chegou ao palácio trazido por um caminhão do corpo de bombeiros.

”Sou do tempo de Juscelino e o José Alencar sempre foi um grande estadista. Ele deu um grande exemplo a nós, lutou contra a morte e representa muita coisa para o povo brasileiro”, destaca o aposentado cearense José Juvenal Ramalho.

Para a auxiliar administrativa Sandra Martins, José de Alencar, que enfrentou a luta contra o câncer por 14 anos, deixa para a sociedade a imagem de um homem honesto, humilde e verdadeiro. “Deus está esperando por ele”, despediu-se enquanto esperava na fila.

O servidor público Fernando Fernandes levou um cartaz para frente do Palácio do Planalto. Com os dizeres “caráter, fé e humanidade “.

“Por tudo que ele passou enquanto esteve doente e pela credibilidade que transferiu para o governo Lula, o José Alencar é um exemplo de humanidade e honestidade. Ele foi um grande homem”, afirmou.
Imprimir