Imprimir

Notícias / Esportes

Inter volta a massacrar lanterna e fica a um empate da vaga

Terra

O Internacional está praticamente garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite desta quarta-feira, a equipe gaúcha voltou a bater com extrema facilidade o Jorge Wilstermann (BOL), por 3 a 0, no Beira-Rio, e ficou a um empate de assegurar matematicamente a classificação no Grupo 6 - na rodada passada, os bolivianos já haviam sido goleados em casa por 4 a 1.

Oscar, D'Alessandro e Zé Roberto marcaram os gols do time colorado, que lidera a chave com dez pontos em quatro rodadas. O Emelec (EQU) aparece em segundo com sete pontos, seguido pelo Jaguares (MEX), que tem seis. Já eliminado, o Jorge Wilstermann é o lanterna, sem nenhum ponto.

Na próxima rodada, 6 de abril, a equipe de Celso Roth visita o Jaguares e um empate garante a classificação - o resultado manteria a diferença de quatro pontos entre os times, faltando apenas uma rodada. Para terminar como líder da chave, o Inter só precisa empatar suas duas últimas partidas.

No jogo desta quarta-feira, o domínio colorado foi total desde o início. O placar só não foi mais dilatado pelas inúmeras defesas do goleiro brasileiro Mauro Machado. Leandro Damião mostrou presença de área e arriscou várias finalizações, mas parou no camisa 1 do Jorge Wilstermann e teve que se contentar "apenas" com uma assistência para o gol de Zé Roberto.

O jogo

O técnico Celso Roth escalou o Internacional em seu esquema preferido, com Wilson Matias e Guiñazu como volantes, e uma linha de três jogadores apoiando o centroavante Leandro Damião: D'Alessandro, Oscar e Zé Roberto. Do outro lado, o Jorge Wilstermann entrou em campo de forma compacta, com oito jogadores atrás da linha da bola quando a posse era do time gaúcho.

A equipe colorada começou a partida tranquila, trocando passes e esperando uma brecha no sistema defensivo do rival. Os primeiros 15 minutos foram de domínio total do Inter, que rondou a área dos bolivianos, mas sem muita agressividade; o melhor momento foi uma chegada de Zé Roberto pelo lado direito, mas o meia-atacante chutou em cima do zagueiro brasileiro Jusselio da Silva.

Aos 16min, Leandro Damião invadiu a área pela esquerda e rolou para Bolívar, mas o capitão perdeu ótima chance ao bater por cima. O gol dos gaúchos ia amadurecendo, e finalmente saiu com 18min, em lance confuso. Wilson Matias tentou finalizar, foi travado e a bola sobrou para Oscar, que bateu de primeira; a bola tocou no zagueiro, voltou no peito do próprio Oscar e foi para as redes.

Damião deu um susto na torcida colorada pouco depois ao se chocar com um adversário e sofrer um corte no rosto, mas o camisa 9 logo voltou ao gramado protegido por uma touca. Muito superior tecnicamente, o Inter seguiu mandando na partida e parou em defesas do goleiro brasileiro Mauro Machado em chutes de D'Alessandro e Zé Roberto e em duas cabeçadas de Damião.

A pressão do time da casa não diminuiu e Leandro Damião quase ampliou aos 29min, após receber passe de Zé Roberto, girar e bater por cima do travessão. O centroavante, que recentemente voltou da Seleção Brasileira, tentava de todas as formas balançar as redes, mas era seguidamente frustrado por Mauro Machado: com 38min, o goleiro agarrou outro desvio de cabeça após cruzamento de D'Alessandro.

Mauro Machado manteve o placar em apenas 1 a 0 até o final do primeiro tempo e as equipes voltaram sem alterações do intervalo. Logo que a bola voltou a rolar, o bombardeio do Inter também retornou. Com 1min, Guiñazu bateu cruzado para fora; no minuto seguinte, Oscar recebeu pela direita da área e chutou em cima do goleiro.

Damião teve outra oportunidade aos 10min, mas voltou a errar o alvo em cabeçada. O segundo gol finalmente saiu com 12min, quando Oscar invadiu a área pela esquerda e tocou para a marca do pênalti; totalmente livre, D'Alessandro teve tempo de dominar, ajeitar para o pé esquerdo e chutar colocado no ângulo para marcar 2 a 0.

O massacre colorado seguiu, e aos 24min o argentino Fernández perdeu a cabeça: acertou o compatriota Guiñazu com um pontapé por trás e foi expulso pelo árbitro. Com a equipe colorada em vantagem numérica, a partida se tornou praticamente um treino de luxo, e o terceiro gol veio aos 27min: Kleber cruzou da esquerda, Leandro Damião desviou de cabeça e Zé Roberto completou para as redes, fechando o placar.

FICHA TÉCNICA


Internacional 3 x 0 Jorge Wilstermann-BOL

Gols
Internacional: Oscar, aos 18min do 1º tempo; D'Alessandro, aos 12min, e Zé Roberto, aos 27min do 2º tempo

Internacional
Lauro; Nei, Bolívar, Índio (Rodrigo) e Kleber; Wilson Matias e Guiñazu; D'Alessandro, Oscar (Andrezinho) e Zé Roberto (Rafael Sobis); Leandro Damião. Técnico: Celso Roth

Jorge Wilstermann
Mauro Machado; Carballo, Brown, Da Silva e Fernández; Abregú (Ojeda), Rodríguez, Cristhian Machado (Toscanini) e Zapata; Luis García (Sánchez); Fábio Mineiro. Técnico: Marcelo Neveleff

Cartões amarelos
Internacional: Leandro Damião
Jorge Wilstermann: Cristhian Machado, Zapata e Fernández

Cartão vermelho
Jorge Wilstermann: Fernández

Árbitro
Darío Ubriaco (URU)

Local
Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Imprimir