Imprimir

Notícias / Política BR

Contag entrega a Dilma pauta de reivindicações do 17º Grito da Terra

G1

A presidente Dilma Rousseff recebeu no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (1) representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) que entregaram a presidente a pauta de reivindicações do 17º Grito da Terra, movimento dos trabalhadores rurais organizado anualmente pela entidade.

Segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, entre as mais de 200 reivindicações apresentadas, Dilma se comprometeu com o fortalecimento da agricultura familiar como forma de combater a pobreza extrema no país.

“A presidente Dilma nos recebeu muito bem. Ficou conosco por mais de 30 minutos e prometeu encaminhar todas as nossas reivindicações. Ela disse que não se combate a pobreza extrema no país sem se fortalecer a agricultura familiar”, afirmou Broch.

O Grito da Terra ocorre entre 16 e 20 de maio, período em que trabalhadores rurais de todo o país se reúnem em Brasília para um grande ato. Neste ano, a marcha está marcada para 17 e 18 de maio.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, também participaram da reunião de Dilma com os integrantes da Contag. A presidente delegou a ambos o trabalho de mediar a negociação das reivindicações dos trabalhadores rurais nos diferentes órgãos do governo.

O conjunto de prioridades para o movimento rural, segundo o presidente da Contag, é a definição dos pontos polêmicos do código florestal, em debate no Congresso, a definição dos valores do Plano Safra e o aprimoramento de políticas públicas para habitação e assistência técnica rural.
Imprimir