Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Primeiras impressões: novo Kia Sportage e Kia Soul Flex

Auto Esporte

A Kia Motors passa por uma fase de importante mudança no design de seus modelos para crescer globalmente. A marca sul-coreana é a oitava maior em vendas no mundo e a 11ª no mercado brasileiro. E, como todas as outras do setor, quer crescer especialmente nos mercados emergentes. Os consumidores no Brasil já percebem o movimento da sul-coreana, que apresentou no Salão de São Paulo, em outubro do ano passado, os lançamentos de 2011.

Entre os destaques deste ano estão o novo Sportage, com novo visual e motorização, e o Soul com propulsor flex, que atende exclusivamente o mercado nacional.

O SUV compacto Sportage ganhou os traços do designer Peter Schreyer (que veio da Audi) e ficou com a aparência mais leve, além de ganhar a grade frontal padrão dos novos modelos da Kia. A nova geração está 90 mm mais longa, 15 mm mais larga e 60 mm mais baixa do que a anterior.

O carro foi conferido pelo G1 durante teste pelo interior de São Paulo. No interior, o acabamento de boa qualidade é completado pelos práticos recursos interativos, que incluem controle no volante, entrada auxiliar, USB e extensão para iPod. Fora isso, todas as opções vem com airbags frontais, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força).

Mas são as versões topo de linha que têm diferencial, por serem equipadas de série com ar-condicionado digital dual zone, banco do motorista com ajuste elétrico, chave smart key com botão start, piloto automático, câmera de marcha a ré com visor LCD no espelho retrovisor interno, teto solar elétrico duplo com sistema anti-esmagamento e espelho retrovisor interno com anti-ofuscamento automático.


SUV urbano está mais alongado (Foto: Divulgação)Apesar de o acabamento ter bom nível, o que tira pontos positivos no carro é a posição de dirigir. Embora seja um pouco difícil achar a postura correta ao volante, o que interfere mesmo de forma negativa no posicionamento do motorista é o encosto de cabeça. Ele deixa o pescoço um pouco inclinado para frente, o que depois de algum tempo na estrada começa a atrapalhar. Fora isso, o espaço interno maior acomoda bem os passageiros.

O novo Kia Sportage tem sob o capô o motor 2.0 de 16 válvulas a gasolina, que desenvolve 166 cavalos de potência a 6.200 rpm e 20,1 kgm de torque máximo a 4.600 rpm. Ele tem injeção eletrônica sequencial de combustível e duplo comando variável de válvulas (CVVT). A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou automática de seis velocidades. De acordo com a Kia Motors do Brasil, a versão flex do modelo só chega no segundo semestre do ano que vem.
Imprimir