Imprimir

Notícias / Política BR

Maggi visita as hidrelétricas e verifica condições trabalhistas e ambientais

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Blairo Maggi (PR/MT) está em Rondônia nesta segunda-feira (4) para inspecionar as obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira. A visita é promovida pelos membros da Comissão de Meio Ambiente do Senado, da qual Blairo é um dos vice-presidentes.

Segundo informações da assessoria de imprensa do senador, também participam da visita o presidente do colegiado, senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e o ex-governador de Rondônia, o senador Ivo Cassol (PP/RO), além de Valdir Raup (PMDB/RO), Jorge Viana (PT/AC) e Acir Gurgacz (PDT/RO).

Durante o período em Rondônia, os senadores devem avaliar as condições trabalhistas das usinas, que levaram a protestos e atos de vandalismo em março, e devem também averiguar a situação ambiental nos canteiros de obras.

O empreendimento é motivo de polêmica devido aos impactos ambientais que deverá provocar no ecossistema da região. Organizações não Governamentais (Ongs) também protestam junto com os moradores ribeirinhos contra a transposição das águas do rio para a construção da represa.

As obras na Usina Hidrelétrica de Jirau foram suspensas após atos de vandalismo que destruíram parte das instalações. A confusão começou no dia 15 de março, quando ônibus foram incendiados por operários. Os alojamentos e a área de lazer foram depredados. O tumulto teria começado após uma briga entre dois operários.

A construtora Camargo Corrêa informou que as obras permanecem paradas. Os operários que trabalhavam no local foram enviados para casa. Em conjunto com a empresa, a Justiça do Trabalho decidiu, na semana passada, que as obras sejam retomadas a partir de 11 de abril.

As obras na usina de Santo Antônio, paralisadas por medida de segurança em 18 de março, dias depois dos protestos em Jirau, ainda não foram totalmente retomadas. De acordo com o Consórcio Construtor de Santo Antônio, equipes estão voltando gradativamente ao trabalho, nesta segunda-feira. (Com informações do G1).
Imprimir